‘Batalhas ferozes’ fora de Severodonetsk, na Ucrânia

Autoridades ucranianas disseram no sábado que “batalhas ferozes” com a Rússia ocorreram em vilarejos nos arredores da cidade de Severodonetsk, no leste, que as forças de Moscou tentam controlar há semanas.  

“Agora as batalhas mais ferozes estão perto de Severodonetsk. Eles (Rússia) não controlam a cidade inteiramente”, disse o governador da região leste de Luhansk, Serhiy Hayday, no Telegram.

“Em vilarejos próximos, há lutas muito difíceis. Eles estão tentando avançar, mas não conseguem”, continuou ele. “Nossos defensores estão lutando contra os russos em todas as direções . Recentemente, eles derrubaram um avião e fizeram prisioneiros.”

Ele acrescentou que Lysychansk – uma cidade controlada pela Ucrânia do outro lado do rio de Severodonetsk – está sendo “fortemente bombardeada”.

“Eles não podem se aproximar e é por isso que estão simplesmente atirando na cidade com ataques aéreos”, disse ele. “É  muito perigoso na cidade.”

Hayday disse que houve “mais destruição” na fábrica de produtos químicos Azot em Severodonetsk, onde centenas de civis estão abrigados.  

Na sexta-feira, ele disse que 568 pessoas, incluindo 38 crianças, estavam escondidas na fábrica e que apenas um “cessar-fogo completo” garantiria sua evacuação. 

As Nações Unidas disseram na sexta-feira que o acesso à água potável, alimentos, saneamento e eletricidade está diminuindo em Severodonetsk. Ele disse que a situação humanitária no leste da Ucrânia é “extremamente alarmante”. *i24News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: