Aprovaram na Colômbia a eliminação do plástico de uso único

Aprovaram na Colômbia a eliminação do plástico de uso único

O impacto que o uso de materiais como o plástico deixa diariamente nos oceanos e até na saúde humana levou vários países da Europa e da América Latina a aprovar novas regulamentações que limitam sua fabricação e uso na vida cotidiana. 

Após a era da revolução industrial, as primeiras fibras ou polímeros sintéticos surgiram para facilitar a vida do homem, mas, segundo especialistas, não foram levados em conta planos de gestão adequados para esses resíduos e sua reciclagem.

A organização das Nações Unidas alerta que pelo menos 13 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos todos os anos e que em alguns países da Ásia e da América ainda existem políticas claras para travar o impacto nocivo deste elemento. 

De acordo com o projeto de lei 213, a partir de 2025, o plástico de uso único não poderá mais ser usado na Colômbia e as políticas de acordo com um projeto de economia circular terão que ser fortalecidas.

Em diálogo com a Click Verde, a deputada e relatora do projeto Maritza Martínez garantiu que “Selecionamos 14 categorias de produtos que em diferentes períodos deixarão de circular em nosso território. 

Há um prazo de 2 anos, basicamente para 6 categorias de produtos. Estes são os sacos que lhe dão nos pontos de pagamento, sacos de lavandaria, contas e jornais; os rolos e sacos vazios que são entregues nos supermercados para embalar legumes e frutas”. *Editorial Harriet Hidalgo Silva/NTN24

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: