Tartaruga gigante supostamente extinta há 100 anos surge em Galápagos

Os pesquisadores das Universidades de Princeton e de Yale, nos EUA, confirmaram a existência de uma espécie de tartaruga gigante em Galápagos, Equador, que supostamente estava extinta há mais de 100 anos.

A espécie Chelonoidis phantasticus é também conhecida como “tartaruga gigante fantástica”, cujo único exemplar foi reconhecido em 1906.

Para descobrir a espécie do réptil, os especialistas compararam o espécime coletado em 1906 com outras 13 espécies das ilhas, segundo estudo publicado na revista Communications Biology.

De acordo com a equipe, os excrementos e as pegadas encontradas mostram que pode haver outras duas ou três tartarugas na ilha.

O réptil foi batizado de Fernanda, em homenagem a ilha Fernandina, onde foi encontrado pela primeira vez em 2019, próximo de um vulcão quase inexplorado.

Estima-se que a Fernanda tenha mais de 50 anos, e não possui sua carapaça. Acredita-se que a escassa vegetação tenha atrofiado seu crescimento.

Agora, Fernanda se encontra no Centro de Tartarugas do Parque Nacional de Galápagos, uma instalação de resgate e reprodução, onde os especialistas tentam mantê-la viva. *Sputnik

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: