Japão, EUA e Austrália criticam ações de Pequim nos mares

Os responsáveis pelo setor de Defesa do Japão, dos Estados Unidos e da Austrália participaram de uma reunião paralela ao encontro Diálogo de Shangri-La, um fórum asiático com foco em segurança realizado em Singapura.

Em uma declaração conjunta, o ministro da Defesa do Japão, Kishi Nobuo, seu colega australiano, Richard Marles, e o secretário de Defesa americano, Lloyd Austin, expressaram preocupação com o ambiente de segurança cada vez mais severo no Mar da China Oriental.

Eles afirmaram se opor fortemente contra quaisquer tentativas unilaterais de coerção para mudar o status quo e aumentar tensões. O comentário reflete a crescente posição firme da China no mar.

Os três disseram compartilhar uma profunda preocupação sobre a situação no Mar da China Meridional. E concordaram em se opor de maneira forte contra o que chamaram de assertivas ilegítimas da China sobre seus interesses e atividades marítimos.

Também enfatizaram a importância da paz e da estabilidade no Estreito de Taiwan e defenderam que a questão deve ser resolvida de maneira pacífica.

Concordaram ainda em executar ações concretas e práticas para assegurar a segurança e a estabilidade da região Indo-Pacífico, inclusive reforçar exercícios militares conjuntos para estar melhor preparados.

Tais ações incluem a proteção de propriedades militares estrangeiras pelas Forças de Autodefesa do Japão, o que se tornou possível após a entrada em vigor de uma legislação de segurança japonesa em 2016. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: