Dificuldade enfrentada pela Ucrânia em exportar grãos faz crescer temores sobre crise alimentar global

As crescentes preocupações de que a estagnação das exportações de grãos pela Ucrânia poderia desencadear uma crise alimentar global levaram o chefe de um órgão da ONU a pedir a nações que ajam imediatamente ou “paguem um enorme preço”.

O diretor-executivo do Programa Mundial de Alimentos, David Beasley, emitiu o alerta online na quarta-feira. Ele descreveu a Ucrânia como um importante produtor de grãos do mundo, e afirmou que o impacto do conflito está sendo sentido em todo o planeta. Ele disse que a escassez de alimentos e a alta dos preços estão atingindo a África e o Oriente Médio. Beasley pediu à comunidade internacional que adotem ações imediatamente para possibilitar a retomada de exportação nos portos do Mar Negro.

O comentário foi feito em meio a intenso combate no leste da Ucrânia, onde as forças terrestres da Rússia têm enfrentado forte resistência em Severodonetsk, na região de Luhansk.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, afirmou na sexta-feira que forças locais estão fazendo o possível para resistir à investida, mas que precisam de ajuda militar contínua de países do Ocidente.

Um porta-voz das forças ucranianas disse que a Marinha russa está obstruindo a navegação de embarcações ucranianas no noroeste do Mar Negro. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: