Ucrânia e países do Ocidente condenam sentença de morte a combatentes estrangeiros

Ucrânia e países do Ocidente condenam sentença de morte a combatentes estrangeiros

Dois cidadãos do Reino Unido e um do Marrocos, capturados por forças que apoiam a Rússia, foram condenados à morte no leste da Ucrânia.

Eles foram acusados de lutar ilegalmente como mercenários em nome do governo da Ucrânia.

Segundo a agência de notícias Interfax da Rússia, os dois cidadãos do Reino Unido foram capturados em Mariupol, na região de Donetsk, em meados de abril. O cidadão marroquino havia sido capturado em março, também em Donetsk.

O tribunal de Donetsk que proferiu a sentença não é reconhecido internacionalmente. A Ucrânia e alguns governos ocidentais condenaram a decisão.

Em uma mensagem de Twitter, o secretário das Relações Exteriores do Reino Unido chamou a decisão de um “julgamento fajuto” e “sem legitimidade”.

Segundo um porta-voz do primeiro-ministro, Boris Johnson, os combatentes devem ter seus direitos protegidos, como prisioneiros de guerra, sob os termos das Convenções de Genebra.

Combates intensos continuam na cidade de Severodonetsk, no leste da Ucrânia. Segundo o presidente do país, Volodymyr Zelenskyy, a batalha pelo controle da região de Luhansk continua num impasse.

O ministro da Defesa da Ucrânia diz que suas tropas necessitam de mais armas pesadas dos países ocidentais, para enfrentar o poder de ataque russo. Acrescentou que o povo ucraniano não pode continuar perdendo seus filhos e filhas na luta.

Enquanto isso, uma universidade ucraniana diz ter calculado o custo financeiro resultante da invasão russa. A Faculdade de Economia de Kiev estima que os prejuízos à infraestrutura da Ucrânia tenham atingido um valor superior a 100 bilhões de dólares.

O relatório diz que o montante correspondente a edifícios residenciais é de cerca de 40 bilhões de dólares. A universidade diz ainda que escolas e instalações médicas estão sendo cada vez mais atingidas na linha de fogo. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: