Paleontólogos dizem ter encontrado no Reino Unido maior dinossauro terrestre da Europa

Os fósseis de um dinossauro descobertos na Ilha de Wight, no Reino Unido, podem pertencer ao maior predador terrestre que já habitou a Europa, segundo um comunicado da Universidade de Southampton.

A referida ilha está localizada no Canal da Mancha, ao largo da costa sul da Inglaterra. Paleontólogos da universidade de Southampton encontraram os ossos fossilizados de um dinossauro bípede carnívoro pertencente à família dos espinossaurídeos.

“Era um animal enorme, com mais de dez metros de comprimento, e provavelmente várias toneladas de peso. Avaliado por algumas dimensões, parece representar um dos maiores dinossauros predadores já encontrados na Europa, talvez até mesmo o maior conhecido até agora”, observou Chris Barker, doutorando que liderou o estudo.

“É uma pena que toda a informação tenha sido obtida de uma pequena quantidade de material, mas foi suficiente para demonstrar que era uma criatura imensa“, explicou.

Os ossos do dinossauro, incluindo as vértebras pélvicas, dos quadris e da cauda, foram achados em rochas no sudoeste da ilha.

A Formação Vectis de 125 milhões de anos, onde foram descobertos os fósseis, tem características de um período de aumento do nível do mar, quando estes espinossaurídeos se alimentavam em águas pouco profundas e nas regiões costeiras.

Tendo em conta que a nova espécie é conhecida a partir de um pequeno número de fragmentos, ainda não lhe foi dado um nome sistemático oficial.

A descoberta confirma a hipótese de que os espinossaurídeos se originaram e se dividiram em várias espécies na Europa Ocidental. O estudo foi publicado na revista PeerJ. *Sputnik

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: