Cúpula das Américas: Líderes planejam gerenciar migração

Os líderes da Cúpula das Américas devem declarar medidas destinadas a conter a migração ilegal e ajudar os países que recebem um grande número de migrantes a lidar com eles.

Um rascunho do documento visto pela Reuters incluía compromissos de trabalhar na convocação de bancos para revisar seus instrumentos financeiros para os países de acolhimento de migrantes, bem como melhorar o acesso dos migrantes a serviços públicos e privados.

Também listou promessas de nações ocidentais de trabalharem juntas para aumentar a cooperação regional de aplicação da lei, compartilhamento de informações, regimes de vistos e oportunidades de trabalho.

Alguns líderes presentes não estavam preparados para assinar a declaração, de acordo com uma fonte familiarizada com o assunto, e um funcionário da cúpula disse que alguns países do Caribe não a aprovariam.

Espera-se que os negociadores dos EUA trabalhem para convencer os governos céticos a aceitar, ou pelo menos não se opor, aos compromissos da cúpula.

Juntamente com a declaração, os Estados Unidos devem anunciar vários programas de migração , incluindo alguns vinculados à contratação de trabalhadores temporários da América Central.

Um programa piloto alocará US$ 65 milhões em financiamento do governo dos EUA para ajudar os agricultores a contratar trabalhadores e melhorar as condições de trabalho. 

“Vemos a expansão desses caminhos legais como uma parte pequena, mas significativa, da estratégia abrangente para lidar com a migração irregular”, disse o funcionário.

Embora a imigração esteja no topo da agenda da cúpula , a ausência de líderes do México e de outros países que enviam muitos migrantes para o norte levantou dúvidas sobre qualquer progresso que resultará disso. *i24News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: