Ao 106º dia da invasão russa à Ucrânia, os combates continuam concentrados sobretudo, em Severodonetsk, cidadade estratégica no leste do país. De acordo com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, o destino da região do Donbass “está a ser decidido” na “batalha de Severodonetsk”.
Nos últimos dias, Severodonetsk tem sido palco de fortes combates entre russos e ucranianos. Segundo o governador da região de Lugansk, os soldados russos estão a ganhar terreno e já controlam a maior parte da cidade.
Este ponto estratégico é agora o principal foco da Rússia. O autarca da cidade, Oleksandr Stryuk, diz que a evacuação é “impossível”, num local onde permanecem ainda 10 mil civis e descreveu a situação como “difícil”.
Apesar da forte ofensiva russa na região, o governador de Lugansk disse, nesta quinta-feira à Sky News, que a cidade vai ser “libertada em poucos dias”. Sergei Gaidai diz que as forças ucranianas poderão “limpar a zona”, quando receberem artilharia de longo alcance, fornecida pelo Ocidente.
Para além de Severodonetsk, a Rússia está também a dirigir as atenções para Lysychansk. No total, os russos já controlam 90% desta região, de acordo o governador de Lugansk.
Entretanto, em Kharkiv, no norte da Ucrânia, e noutros pontos do país, como por exemplo, Zaporíjia, foram registrados novos bombardeamentos russos. *RFI