“Washington está preocupado com a eleição de Petro, mas também de Hernández”: William Brownfield

“Washington está preocupado com a eleição de Petro, mas também de Hernández”: William Brownfield

O ex-embaixador dos EUA na Colômbia, Venezuela e Chile, William Brownfield em entrevista a NTN24 destacou a visão de Washington sobre o segundo turno presidencial na Colômbia, a exclusão de três países da Cúpula das Américas e até o não convite a Juan Guaidó

Sobre as eleições no país cafeicultor em 19 de novembro; Ele disse que é a primeira vez na história moderna do país que há uma possibilidade democrática, que um esquerdista seja eleito presidente da República, referindo-se a Gustavo Petro.

Em relação a Rodolfo Hernández, ele se referiu à comparação que foi feita com o ex-presidente Donald Trump. Ele afirmou que o sistema político e eleitoral dos Estados Unidos permite que os candidatos sejam reconhecidos abertamente em todo o país e que é impressionante como Hernández se tornou um fenômeno em ascensão no cenário político colombiano. 

Para Brownfield, Washington está preocupado com uma possível chegada ao poder do esquerdista Gustavo Petro, bem como com o desconhecimento que Hernández possa ter para dirigir as rédeas do país.

Brownfield também se referiu à exclusão da Venezuela, Cuba e Nicarágua e ao não convite a Juan Guaidó para a Cúpula das Américas, a quem a União Americana e 53 países do mundo reconheceram como presidente constitucional e interino da Venezuela de acordo com a constituição do país. Por fim, quanto ao retorno da democracia neste país, o ex-embaixador mostrou-se cético.

“Eventualmente eles tentaram encontrar um convite que permitisse alguma presença de Juan Guaidó e seu governo interino, mas sem produzir uma ruptura com aqueles que tinham opiniões muito fortes, sobre Cuba, Nicarágua e Venezuela”, disse ele.

“Estou muito cético de que veremos uma mudança fundamental em direção à democracia, porque o governo de Nicolás Maduro sabe que, se o processo (eleitoral) for absolutamente democrático, eles perderão suas posições e seu poder e, portanto, nunca irão fazê-lo”, acrescentou. *NTN24

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: