Ucrânia rejeita exigência russa de rendição da resistência em Mariupol

Ucrânia rejeita exigência russa de rendição da resistência em Mariupol

A Ucrânia rejeitou a exigência feita pela Rússia de que fosse desarmada e retirada a resistência em Mariupol. A cidade do leste ucraniano ainda permanece sob cerco das forças russas.

A vice-primeira-ministra ucraniana Iryna Vereshchuk disse a um órgão de imprensa do país na segunda-feira que não há dúvida de que a Ucrânia não vai abrir mão da cidade e nem baixar as armas.

O Ministério da Defesa da Rússia fez a exigência em declaração anunciada no domingo à noite.

O documento exige que as forças ucranianas e o que é descrito como “mercenários estrangeiros” cessem as hostilidades, abaixem as armas em rendição e se retirem de Mariupol por meio dos estabelecidos corredores humanitários, e então, se dirijam a territórios controlados por Kiev.

A declaração acrescenta que será garantida a saída da cidade com segurança a todos que se renderem e entregarem suas armas. O lado russo deu ao exército ucraniano um prazo até as 4h da madrugada desta segunda-feira, horário local na Ucrânia, para responder por escrito.

Os governos tanto da Rússia quanto da Ucrânia haviam concordado em criar corredores humanitários para que as pessoas pudessem se retirar de Mariupol com segurança. Mas a Ucrânia afirma que muitos civis não puderam fazê-lo, devido a ataques realizados por forças russas.

Em vídeo postado na noite de domingo, a vice-primeira-ministra da Ucrânia disse que forças russas continuam atacando locais estabelecidos como corredores humanitários.

Analistas temem que a rejeição por parte da Ucrânia da exigência feita pela Rússia possa levar Moscou a escalar as ofensivas, aumentando o número de vítimas. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: