ONU: Dez milhões de pessoas fugiram de suas casas na Ucrânia

Dez milhões de pessoas, mais de um quarto da população, fugiram de suas casas na Ucrânia devido à invasão “devastadora” da Rússia, disse o chefe de refugiados da ONU neste domingo.

“Entre as responsabilidades daqueles que fazem a guerra, em todo o mundo, está o sofrimento infligido aos civis que são forçados a fugir de suas casas”, disse o chefe do ACNUR, Filippo Grandi.

“A guerra na Ucrânia é tão devastadora que 10 milhões fugiram deslocados dentro do país ou como refugiados no exterior.”

O ACNUR, a agência de refugiados da ONU, disse no domingo que 3.389.044 ucranianos partiram desde que a invasão russa começou em 24 de fevereiro , com outros 60.352 se juntando ao êxodo desde a atualização de sábado, um fluxo aproximadamente igual ao do dia anterior.

Cerca de 90 por cento dos que fugiram são mulheres e crianças . Homens ucranianos entre 18 e 60 anos são elegíveis para o serviço militar e não podem sair.

A UNICEF, a agência da ONU para crianças, disse que mais de 1,5 milhão de crianças estão entre as que fugiram para o exterior, alertando que os riscos que enfrentam com o tráfico e a exploração de seres humanos são “reais e crescentes”.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) da ONU também disse que, na quarta-feira, 162.000 cidadãos de países terceiros haviam fugido da Ucrânia para estados vizinhos.

Milhões de outros fugiram de suas casas, mas permanecem dentro das fronteiras da Ucrânia.

Estima-se que cerca de 6,48 milhões de pessoas estejam deslocadas internamente na Ucrânia na quarta-feira , de acordo com a ONU e agências relacionadas, após uma pesquisa representativa da OIM.

O ACNUR estimou inicialmente que até quatro milhões de pessoas poderiam deixar a Ucrânia.

Antes do conflito, a Ucrânia tinha uma população de 37 milhões nas regiões sob controle do governo, excluindo a Crimeia anexada à Rússia e as regiões separatistas pró-Rússia no leste. *Informações AFP/NTN24

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: