Dezenas de mortos após ataque a quartel militar no sul da Ucrânia

Dezenas de mortos após ataque a quartel militar no sul da Ucrânia
BULENT KILIC / AFP Soldados ucranianos procuram corpos nos escombros da escola militar atingida por foguetes russos no dia anterior, em Mykolaiv, sul da Ucrânia, em 19 de março de 2022.

Dezenas de soldados foram mortos depois que tropas russas atacaram um quartel militar ucraniano na cidade de Mykolaiv, no sul, disseram testemunhas à AFP neste sábado, enquanto uma operação de resgate estava em andamento. 

“Nada menos de 200 soldados dormiam no quartel” quando as tropas russas atacaram na sexta-feira, disse à AFP um militar ucraniano em solo, Maxim, de 22 anos, sem fornecer seu sobrenome. 

“Pelo menos 50 corpos foram recuperados, mas não sabemos quantos outros estão nos escombros”, disse ele.

Outro soldado estimou que o bombardeio poderia ter matado cerca de 100 pessoas. 

As autoridades ainda não divulgaram o número oficial de mortos.  

A instalação militar localizada no norte da cidade foi destruída após ser atingida por vários foguetes na manhã de sexta-feira. 

“Ontem os orcs atingiram nossos soldados adormecidos com um foguete de maneira covarde”, disse Vitaly Kim, chefe da administração regional, em um vídeo no sábado, usando o apelido ucraniano para as forças russas.

“Uma operação de resgate está em andamento”, acrescentou. Ele não forneceu mais detalhes, dizendo que espera receber informações oficiais das forças armadas.

Jornalistas da AFP no local no início do dia viram os corpos de três pessoas, incluindo um cadáver em pedaços retirado sob os escombros por equipes de resgate.

Um sobrevivente também foi retirado. 

“Continuamos contando, mas é impossível saber, dado o estado dos corpos”, disse um socorrista à AFP .

O prefeito de Mykolaiv, Oleksandr Senkevych, disse a jornalistas locais que a cidade, que tinha uma população pré-guerra de quase meio milhão de habitantes, foi atingida pela região vizinha de Kherson, agora sob controle russo. 

Durante dias, os russos bombardearam Mykolaiv, que fica na estrada para a estratégica cidade portuária de Odesa, a cerca de 130 quilômetros da costa do Mar Negro. *i24News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: