Biden manifesta preocupação com a possível ajuda da China à Rússia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou com o presidente da China, Xi Jinping, em meio às crescentes preocupações de que a Rússia esteja buscando ajuda da China.

Na sexta-feira, os dois líderes realizaram a reunião por videoconferência, que teve a duração de aproximadamente duas horas. É a primeira vez que eles se reúnem desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Uma autoridade da Casa Branca afirmou que o presidente “deixou claras as implicações e consequências, não apenas para a relação entre a China e os Estados Unidos, mas também para o mundo mais amplo”, caso Pequim ofereça apoio material a Moscou.

Autoridades da chancelaria chinesa disseram que Xi disse a Biden que a crise não é algo que gostariam de ver. O presidente chinês teria dito que conflito e confrontação não constituem interesse de ninguém.

Xi enfatizou também sua oposição a sanções da comunidade internacional contra a Rússia, dizendo que “sanções abrangentes e indiscriminadas só vão fazer as pessoas sofrerem”. Ele acrescentou que a China mantém responsabilidades internacionais de trabalhar em prol da paz.

Biden deve discutir a questão da invasão na próxima quinta-feira em Bruxelas. Ele irá se reunir com líderes da Otan, Grupo dos Sete e União Europeia. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: