Rússia e Ucrânia avançam em acordo para cessar-fogo

Nesta quinta-feira (17), as negociações de cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia tiveram progressos, de acordo com o jornal Financial Times.

Ainda segundo o veículo de comunicação britânico, o plano de paz teria 15 pontos em discussão, entre eles estariam a desistência da Ucrânia em entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), entretanto a Rússia aceitaria que a Ucrânia continue com as próprias forças armadas para autodefesa.

A proposta teria sido apresentada para os representantes ucranianos na última segunda-feira (14), porém, o país teme que essa seria uma estratégia do governo de Vladimir Putin, para reagrupar suas tropas em uma nova ofensiva, relatou o Financial Times. 

conselheiro da presidência ucraniana, Mykhailo Podoliak, afirmou em seu perfil do Twitter que as conversas para cessar-fogo estão difíceis. “Existem contradições fundamentais. Mas certamente há espaço para concessões. Durante o intervalo, negociações em subgrupos continuarão”, disse.

ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse em entrevista à RBC News nesta quarta, que há esperanças no avanço, e que a declaração de status neutro da Ucrânia é uma garantia de segurança da Rússia. “Agora isso está sendo discutido nas negociações — existem formulações absolutamente específicas que, na minha opinião, estão próximas de um acordo”. *Rede TV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: