Turquia devolverá antiga inscrição hebraica a Israel

Turquia devolverá antiga inscrição hebraica a Israel

A Inscrição de Siloé é um texto hebraico de 2.700 anos que descreve o Tanque de Siloé e a Cidade de Davi.

A Turquia concordou em devolver uma das mais importantes inscrições hebraicas antigas existentes a Israel, marcando outra melhoria das relações Jerusalém-Ancara.

O acordo foi discutido durante a visita histórica do presidente de Israel, Isaac Herzog, à Turquia no início desta semana, disse um alto funcionário israelense ao The Times of Israel.

Em troca, Israel se ofereceu para enviar à Turquia um item histórico e religiosamente significativo que é mantido em um museu israelense.

Não houve confirmação imediata da Turquia.

A Inscrição de Siloé, atualmente abrigada no Museu de Arqueologia de Istambul, é um antigo texto hebraico de 2.700 anos que apóia o relato bíblico de um túnel que trazia água da Piscina de Siloé para a Cidade de Davi.

“Piscina de Siloé” refere-se a várias piscinas escavadas na rocha consideradas por alguns arqueólogos como o local original de Jerusalém, localizado a sudeste da Cidade Velha.

De acordo com o ToI , a inscrição de seis linhas descrevia as escavadeiras do túnel chamando umas às outras quando terminavam o projeto e como “a água fluía da fonte para a piscina”.

Israel tentou várias vezes adquirir a inscrição da Turquia, que insistiu por muito tempo que a tabuinha é propriedade do Império Otomano que governou Jerusalém entre os séculos 16 e 20.

Uma mudança na posição de Ancara sobre a peça arqueológica pode ser outro sinal de que os laços com Israel estão se aquecendo.

Depois que Herzog se encontrou com o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, na quarta-feira, o líder de Ancara disse que a “visita histórica será um ponto de virada nas relações”.

“Durante esses dias em particular, queremos enviar uma mensagem ao mundo de que estamos trabalhando juntos em uma direção diferente para trazer esperança a esta região”, acrescentou Erdogan. *i24News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: