Moçambique: Ciclone Gombe atinge província mais povoada do país

Moçambique: Ciclone Gombe atinge província mais povoada do país

Vários distritos da província de Nampula no norte de Moçambique estão a ser fustigados por chuvas e ventos fortes devido à passagem do ciclone tropical Gombe. Contudo, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) considera que o fenômeno acabou por enfraquecer, quando ao chegar ao continente se tinham registrado ventos de 165 quilômetros por hora e rajadas de até 230 quilómetros.

Depois de ter entrado para Moçambique, no distrito de Mossuril, na província de Nampula, os estragos causados pelas chuvas e ventos fortes, que acompanharam o ciclone tropical Gombe, já são visíveis.

O meteorologista Acácio Tembe explica que o fenômeno tropical enfraqueceu. “Já perdeu alguma força. Neste momento, o ciclone tropical já não é intenso, a intensidade dos ventos baixou, e a tendência vai ser enfraquecer, o que significa que, nas próximas horas, a intensidade dos ventos ainda vai baixar mais e baixar a categoria para tempestade tropical”, descreveu.

A comunicação por via telefônica continua condicionada em vários distritos da província de Nampula.

Contudo, o Instituto Nacional alerta para a continua queda de chuvas para as províncias de Nampula, Tete, Zambézia, Niassa, Sofala. 

De acordo com o Centro Nacional Operativo de Emergência cerca de 600 mil pessoas serão afetadas e, são muitas a infraestruturas como escolas e hospitais que poderão ceder a fúria do Gombe. *RFI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: