Entidades pedem corredores humanitários para fuga de civis na Ucrânia

Entidades pedem corredores humanitários para fuga de civis na Ucrânia

Mortes de civis estão aumentando na Ucrânia com a invasão russa ao país. Organizações internacionais de ajuda humanitária têm pedido pela criação o quanto antes de corredores de evacuação para a população.

Segundo o escritório de direitos humanos das Nações Unidas, 351 civis haviam sido mortos e mais de 700 feridos até a sexta-feira na Ucrânia devido a bombardeios e ataques aéreos de militares russos.

No sábado, a organização internacional não-governamental Médicos Sem Fronteiras divulgou um relatório de um de seus membros sobre a situação em Mariupol, cidade no leste da Ucrânia entre as mais atingidas. Segundo o conteúdo, não há eletricidade, água e aquecimento na região.

Uma gravação de sexta-feira em um hospital na cidade mostra feridos sendo tratados na escuridão devido a um blecaute.

Rússia e Ucrânia concordaram em respeitar um cessar-fogo temporário e abrir corredores humanitários a partir de Mariupol e arredores.

Mas a retirada dos moradores foi postergada devido ao contínuo bombardeio russo.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha pediu a implementação dos corredores humanitários. Em uma declaração, a entidade afirmou que “qualquer iniciativa dos envolvidos que dê aos civis uma pausa na violência e permita-lhes partir voluntariamente rumo a áreas mais seguras é bem-vinda”.

Militares russos têm intensificado a ofensiva no leste e sul da Ucrânia. Acredita-se também que estejam deslocando soldados para a capital, Kiev.

Rússia e Ucrânia devem realizar uma terceira rodada de negociações para um cessar-fogo em breve. Mas não há estimativas de uma solução rápida já que o presidente russo, Vladimir Putin, mantém uma posição rígida contra Kiev. *NHK

Uma resposta para “Entidades pedem corredores humanitários para fuga de civis na Ucrânia”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: