Mortes de civis estão aumentando na Ucrânia com a invasão russa ao país. Organizações internacionais de ajuda humanitária têm pedido pela criação o quanto antes de corredores de evacuação para a população.
Segundo o escritório de direitos humanos das Nações Unidas, 351 civis haviam sido mortos e mais de 700 feridos até a sexta-feira na Ucrânia devido a bombardeios e ataques aéreos de militares russos.
No sábado, a organização internacional não-governamental Médicos Sem Fronteiras divulgou um relatório de um de seus membros sobre a situação em Mariupol, cidade no leste da Ucrânia entre as mais atingidas. Segundo o conteúdo, não há eletricidade, água e aquecimento na região.
Uma gravação de sexta-feira em um hospital na cidade mostra feridos sendo tratados na escuridão devido a um blecaute.
Rússia e Ucrânia concordaram em respeitar um cessar-fogo temporário e abrir corredores humanitários a partir de Mariupol e arredores.
Mas a retirada dos moradores foi postergada devido ao contínuo bombardeio russo.
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha pediu a implementação dos corredores humanitários. Em uma declaração, a entidade afirmou que “qualquer iniciativa dos envolvidos que dê aos civis uma pausa na violência e permita-lhes partir voluntariamente rumo a áreas mais seguras é bem-vinda”.
Militares russos têm intensificado a ofensiva no leste e sul da Ucrânia. Acredita-se também que estejam deslocando soldados para a capital, Kiev.
Rússia e Ucrânia devem realizar uma terceira rodada de negociações para um cessar-fogo em breve. Mas não há estimativas de uma solução rápida já que o presidente russo, Vladimir Putin, mantém uma posição rígida contra Kiev. *NHK
Uma resposta para “Entidades pedem corredores humanitários para fuga de civis na Ucrânia”
[…] Entidades pedem corredores humanitários para fuga de civis na Ucrânia […]
CurtirCurtir