NATO rejeita zona de exclusão aérea na Ucrânia

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, afirmou, esta sexta-feira (4), que os membros da Aliança Atlântica rejeitaram o pedido de Kiev de criar uma zona de exclusão aérea na Ucrânia. A Aliança Atlântica garante manter-se fora do conflito, para não escalar a tensão.

Esta sexta-feira, em conferência de imprensa na sede da NATO, em Bruxelas, após uma reunião extraordinária do Conselho do Atlântico Norte, o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg, disse que os membros rejeitaram o pedido de Kiev de criar uma zona de exclusão aérea na Ucrânia.

A questão foi evocada e os Aliados estão convencidos que não devemos ter aviões da NATO no espaço aéreo ucraniano ou tropas da NATO no solo porque isso poderia levar-nos a uma guerra total na Europa”, afirmou Jens Stoltenberg.

O secretário-geral da NATO acrescentou: “Temos a responsabilidade de impedir o alastrar desta guerra para lá da Ucrânia porque isso seria ainda mais perigoso, mais devastador e causaria ainda mais sofrimento humano.

Jens Stoltenberg sublinhou que a NATO “é uma aliança defensiva” e disse temer que “os dias vindouros sejam piores” na Ucrânia, “com mais mortos, mais destruição porque a Rússia vai utilizar armas mais pesadas”.

Esta é a pior agressão militar da Europa em décadas, com cerco a cidades e a escolas, hospitais e edifícios residenciais e acções imprudentes de bombardeamento em torno de uma central nuclear ontem [quinta-feira] à noite e muitos civis mortos ou feridos”, declarou.

Jens Stoltenberg disse, ainda, que “a ambição do Kremlin é recriar uma esfera de influência e negar a outros países o direito de escolherem o seu próprio caminho”. Por isso, “os ministros [da NATO] discutiram a necessidade de apoiar os parceiros que possam estar em risco, incluindo a Geórgia e a Bósnia-Herzegovina”.

A reunião desta sexta-feira do Conselho do Atlântico Norte, presencial e presidida pelo secretário-geral, foi alargada aos chefes de diplomacia da Suécia, Finlândia e União Europeia. Esta tarde, Jens Stoltenberg participa num Conselho extraordinário de ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia. *Informações RFI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: