O Japão decidiu fornecer para a Ucrânia coletes a prova de balas e outros artigos não letais de propriedade das Forças de Autodefesa. Trata-se de uma resposta para uma solicitação ucraniana.
A decisão ocorreu em uma reunião do Conselho de Segurança Nacional realizada na sexta-feira pelo premiê, Kishida Fumio, e outros ministros. Entre os artigos a serem entregues para a Ucrânia também estão incluídos capacetes, roupas de inverno rigoroso, barracas, câmeras, produtos de higiene, suprimentos de alimentação de emergência e geradores de energia. Os bens serão enviados através de aeronaves das Forças de Autodefesa ou outros meios.
Trata-se da primeira vez que o Japão oferece coletes a prova de balas das Forças de Autodefesa para um outro país.
O secretário-chefe do Gabinete, Matsuno Hirokazu, disse a repórteres que a comunidade internacional está unida no apoio à Ucrânia, e com respostas sem precedentes. Ele disse que, com base nos pedidos ucranianos, o Japão vai fornecer artigos não letais de acordo com os limites estabelecidos pelas diretrizes para transferência de equipamentos de defesa e Lei das Forças de Autodefesa.
Matsuno acrescentou que o governo não planeja fornecer equipamentos capazes de provocar mortes ou lesões. *NHK