Rússia interrompe cooperação espacial com EUA: ‘Deixe-os voar em vassouras’

Rússia interrompe cooperação espacial com EUA: ‘Deixe-os voar em vassouras’

Dmitry Rogozin, diretor-geral da Roscosmos, anunciou que a Rússia interromperia a entrega de motores de foguete aos EUA, dizendo “deixá-los voar para o espaço em suas vassouras”, segundo a RIA Novosti.

Rogozin acrescentou que a Rússia encerrará a cooperação com os EUA em experimentos na ISS. Ele acrescentou que a prioridade do programa espacial do país seria ajustada para focar em satélites para interesses de defesa.

Rogozin anunciou também na quinta-feira que a Roscosmos congelaria a cooperação com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR) em uma carta ao administrador do DLR, Anke Kaysser-Pyzalla. O DLR anunciou na quinta-feira que estava encerrando todas as atividades de colaboração com instituições russas e não iniciaria novos projetos ou iniciativas com elas.

“O término da cooperação com a Federação Russa no campo do ensino superior, pesquisa científica e treinamento profissional anunciado pela liderança da República Federal da Alemanha, é claro, causa danos irreparáveis ​​​​aos laços de cooperação de longo prazo estabelecidos e desacelera significativamente atividades no campo da exploração do espaço sideral para fins pacíficos”, escreveu Rogozin.

A Aliança de Organizações Científicas da Alemanha anunciou na semana passada que congelaria imediatamente a cooperação com universidades e empresas russas até novo aviso, emitindo uma condenação à invasão russa da Ucrânia.

A empresa britânica de satélites OneWeb disse na quinta-feira que estava suspendendo todos os lançamentos do Cosmódromo de Baikonur, na Rússia, no Cazaquistão, depois que a agência espacial de Moscou exigiu garantias de que sua espaçonave não seria usada para fins militares.

“À luz da invasão ilegal e não provocada da Ucrânia pela Rússia, estamos revisando nossa participação em todos os outros projetos envolvendo colaboração russa”, disse o governo.

Um foguete Soyuz carregando 36 satélites OneWeb deveria ser lançado do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. *Jerusalem Post

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: