A Rússia está supostamente tentando reintegrar o ex-presidente pró-Moscou Viktor Yanukovych como líder da Ucrânia, de acordo com relatos da mídia local.
Yanukovych foi deposto de seu cargo após uma série de protestos contra ele durante a Revolução Maidan de 2014 – onde os ucranianos foram às ruas em resposta à recusa do funcionário em assinar um acordo com a União Europeia.
Depois que o ex-funcionário foi removido do poder, ele fugiu para a Rússia para viver no exílio – mas Yanukovych agora está em Minsk se preparando para uma operação russa especial para devolvê-lo ao país, informou o jornal ucraniano Ukrayinska Pravda na segunda-feira bombardeios intensificaram-se sobre Kiev aqui, sete quilômetros de Kiev enquanto o foguete voa.
“As informações obtidas indicam que o Kremlin pode estar preparando uma operação ou ação informativa para devolver o ex-presidente Yanukovych à Ucrânia ou publicar um apelo em seu nome ao povo ucraniano em um futuro próximo”, explicou o jornal, citando fontes de inteligência ucranianas. .
O Kremlin tentará declarar Yanukovych como o “presidente da Ucrânia” em um cenário divulgado pelas fontes.
A queda de Yanukovych marcou um momento crítico para as hostilidades entre a Ucrânia e a Rússia – depois que o oficial foi deposto, a Rússia ajudou a incitar uma rebelião separatista pró-Moscou no leste do país antes de invadir e anexar a Crimeia. *i24News