Agência nuclear da ONU avalia condenação da Rússia

A agência nuclear da ONU iniciou na terça-feira uma reunião extraordinária para avaliar um projeto de resolução condenando a invasão da Ucrânia pela Rússia.

A Ucrânia tem quatro usinas nucleares ativas, fornecendo cerca de metade da eletricidade do país, bem como depósitos de lixo nuclear, como o de Chernobyl, e os temores persistem sobre as possíveis consequências caso sejam danificadas nos combates.

Chernobyl foi o local do pior acidente nuclear da história em 1986 e na última quinta -feira o local caiu nas mãos das tropas russas .

A melhor ação para garantir a segurança das instalações nucleares da Ucrânia e seu povo seria que este conflito armado terminasse agora”, disse o diretor-geral Rafael Grossi na reunião do conselho de governadores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

“É a primeira vez que um conflito militar está acontecendo em meio às instalações de um grande programa de energia nuclear estabelecido”, disse ele.

Uma fonte diplomática disse à AFP que uma resolução foi redigida condenando a invasão da Rússia. Dada a composição atual do conselho de governadores, é provável que alguma forma de resolução seja aprovada pela maioria dos estados.

Embora o próprio Grossi tenha evitado críticas diretas a qualquer das partes do conflito, os estados membros aliados à Ucrânia podem pressionar por uma redação dura em relação à Rússia na resolução. 

A delegação dos EUA na reunião tinha uma bandeira ucraniana afixada em sua mesa com as palavras: “Hoje somos todos Ucrânia”.

Na segunda-feira, Grossi disse ter recebido relatos de que soldados russos estavam perto da estação de Zaporizhzhia, no leste da Ucrânia .

Grossi alertou que qualquer “acidente envolvendo as instalações nucleares na Ucrânia poderia ter graves consequências para a saúde pública e o meio ambiente”.

Na quarta-feira, ele disse que é “imperativo garantir que as pessoas corajosas que operam, regulam, inspecionam e avaliam as instalações nucleares na Ucrânia possam continuar a fazer seus trabalhos indispensáveis ​​com segurança, sem impedimentos e sem pressão indevida”. *i24News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: