Supremo tribunal da ONU realizará audiências de guerra na Ucrânia na próxima semana

Supremo tribunal da ONU realizará audiências de guerra na Ucrânia na próxima semana

A Corte Internacional de Justiça disse nesta terça-feira (1) que realizará audiências de genocídio nos dias 7 e 8 de março sobre a guerra na Ucrânia, à medida que os combates se intensificam.

“O Tribunal Internacional de Justiça, o principal órgão judicial das Nações Unidas, realizará audiências públicas no caso sobre alegações de genocídio sob a Convenção sobre a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio (Ucrânia vs. Federação Russa) na segunda-feira, 7. e terça-feira, 8 de março de 2022”, disse o tribunal em comunicado.

“As audiências serão dedicadas ao pedido de indicação de medidas provisórias apresentado pela Ucrânia”, acrescentou o comunicado.

Mais de 660.000 pessoas já fugiram para o exterior, disse a agência de refugiados da ONU , estimando que um milhão de pessoas estão deslocadas na ex-Ucrânia soviética, que tem uma população de 44 milhões.

A ONU estima que até quatro milhões de refugiados podem precisar de ajuda nos próximos meses e mais 12 milhões precisarão de assistência dentro do país.

O Promotor do Tribunal Penal Internacional, Karim Khan, já anunciou que está iniciando uma investigação sobre a “situação na Ucrânia” após a invasão da Rússia.

“Estou convencido de que há uma base razoável para acreditar que tanto os supostos crimes de guerra quanto os crimes contra a humanidade foram cometidos na Ucrânia desde 2014”, disse Khan em comunicado na segunda-feira.

A Rússia desafiou proibições, boicotes e sanções internacionais para avançar com uma ofensiva que, segundo ela, visa defender os falantes de russo da Ucrânia e derrubar a liderança. *i24News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: