Uma remessa de terminais para o serviço de Internet via satélite de Elon Musk, Starlink, chegou à Ucrânia depois que um de seus ministros apelou pessoalmente ao bilionário contra a invasão da Rússia.
O equipamento pode ajudar a fornecer internet em áreas onde o acesso foi afetado pelo ataque do presidente Vladimir Putin à vizinha Rússia há uma semana.
“Starlink – aqui. Obrigado @elonmusk “, tuitou o ministro de Assuntos Digitais da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, na segunda-feira, com uma foto de um caminhão carregado de terminais Starlink.
“De nada”, twittou o fundador da SpaceX em resposta.
Fedorov instou Musk a fornecer serviços Starlink para a Ucrânia dias após o início da invasão na semana passada, twittando “Enquanto você está tentando colonizar Marte… a Rússia está tentando ocupar a Ucrânia! população civil ucraniana”.
O grupo de vigilância da web NetBlocks relatou uma série de grandes interrupções no serviço de internet na Ucrânia após o início da invasão russa.
A Starlink opera uma constelação de mais de 2.000 satélites cujo objetivo é fornecer acesso à Internet para todo o planeta.
A empresa lançou outros 50 satélites Starlink na sexta-feira e muitos outros estão programados para entrar em órbita. *Informações AFP/NTN24