Os Estados Unidos recomendaram neste domingo (27) que seus cidadãos deixem a Rússia “imediatamente” devido a cancelamentos de voos e fechamentos de espaço aéreo anunciados por muitos países contra aviões russos em resposta à invasão da Ucrânia por Moscou.
“Um número crescente de companhias aéreas está cancelando voos de e para a Rússia, e muitos países fecharam seu espaço aéreo para companhias aéreas russas”, escreveu a Embaixada dos EUA na Rússia em seu site no domingo .
“Os cidadãos americanos devem considerar imediatamente deixar a Rússia por meio das opções comerciais ainda disponíveis”, recomendou.
A União Europeia anunciou no domingo que fecharia seu espaço aéreo para as companhias aéreas russas, seguindo os passos do Canadá, Reino Unido, Noruega, Macedônia do Norte e Islândia.
Várias companhias aéreas também anunciaram medidas: a Lufthansa e a Air France decidiram suspender temporariamente os voos para a Rússia ou sobrevoar seu território.
A embaixada lembrou ainda que o Departamento de Estado desencoraja os americanos a viajarem para a Rússia, sobretudo devido à “possibilidade de assédio” no país e por ser alvo de “aplicação arbitrária das leis locais”. *Informações AFP/NTN24