Presidente ucraniano e secretário-geral da ONU conversam por telefone

Presidente ucraniano e secretário-geral da ONU conversam por telefone

A ONU declarou no sábado que o secretário-geral da organização, António Guterres, conversou por telefone com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Guterres teria dito a Zelensky que a organização internacional vai incrementar os esforços humanitários para a Ucrânia, e que na terça-feira vai pedir à comunidade internacional pela contribuição de recursos para tal propósito.

Zelenskyy comentou via Twitter após o telefonema que pediu a Guterres para que privasse a Rússia de seus direitos de voto no Conselho de Segurança.

A ONU enfatizou que concentrará seus esforços em oferecer ajuda humanitária para a Ucrânia, enquanto pede à Rússia pela resolução da questão de modo pacífico através do diálogo.

Guterres disse a repórteres na sexta-feira, após o veto da Rússia para uma resolução do Conselho de Segurança, a qual pedia a retirada imediata das tropas do país na Ucrânia, que a ONU foi criada a partir de uma guerra para acabar com as guerras.

Ele prosseguiu, “Hoje, aquele objetivo não foi atingido. Porém, nós não podemos desistir nunca. Líderes precisam rumar para a rota de diálogo e paz”. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: