
O maior avião de carga do mundo, o Antonov-225 Mriya, de fabricação ucraniana, foi queimado em um ataque da Rússia ao aeroporto Hostomel, perto de Kiev, segundo a fabricante de armas estatal ucraniana Ukroboronprom neste domingo (27).
“Os ocupantes russos destruíram o carro-chefe da aviação ucraniana — o lendário An-225 Mriya. Aconteceu no aeródromo de Antonov em Hostomel, perto de Kiev”, informou a Ukroboronprom em sua página no Facebook.
O perfil da Ucrânia no Twitter lamentou a investida russa contra a aeronave. “O maior avião do mundo Mriya (The Dream) foi destruído por ocupantes russos em um aeródromo perto de Kiev. Vamos reconstruir o avião. Cumpriremos nosso sonho de uma Ucrânia forte, livre e democrática”, disse.
Já a companhia aérea Antonov não confirmou oficialmente a informação do governo ucraniano, mas disse que a aeronave passa por “inspeções de especialistas”. “Não podemos informar sobre a condição técnica da aeronave”, disse o perfil.
O Antonov-225 Mriya foi construído como parte do programa espacial soviético. Foi encomendado para transportar o Buran, um veículo espacial da União Soviética, mas que nunca chegou a decolar com tripulação. O avião foi feito na Ucrânia, e o veículo espacial, na Rússia. *Com Agências Internacionais