A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse neste sábado que a UE, juntamente com os Estados Unidos e outros parceiros ocidentais, planeja impor mais sanções à Rússia por sua invasão da Ucrânia, incluindo o corte de vários bancos russos de pagamentos.
“Em primeiro lugar, estamos comprometidos em garantir que certos bancos russos sejam removidos do sistema de mensagens SWIFT”, dizia o documento.
“Isso visa isolar essas instituições dos fluxos financeiros internacionais, que restringirão massivamente suas operações globais”, disse o porta-voz do governo alemão em comunicado.
De acordo com a carta, os aliados ocidentais concordam em “impor medidas restritivas que impedirão o Banco Central da Rússia de implantar suas reservas internacionais de uma maneira que prejudique o impacto de nossas sanções”.
Os bancos afetados pelas novas medidas são “todos os já sancionados pela comunidade internacional, bem como outras instituições, se necessário”, disse o porta-voz do governo alemão em comunicado.
Os russos ricos ligados ao governo do presidente Vladimir Putin também não poderão usar o chamado sistema de passaporte dourado para obter a cidadania europeia para si e suas famílias.
Será criado um grupo de trabalho entre os Estados Unidos e a UE “para garantir a rápida aplicação das sanções e congelar os bens dos indivíduos sancionados, suas famílias e empresas”.
Horas antes, a Alemanha havia anunciado que estava disposta a aceitar uma limitação “focalizada e funcional” do acesso da Rússia ao sistema de conexão interbancária SWIFT, em retaliação à invasão da Ucrânia.
“Estamos trabalhando em maneiras de limitar os danos colaterais de uma exclusão (da Rússia) do sistema SWIFT, para que (a medida) afete as pessoas certas”, disse o ministro das Relações Exteriores alemão em comunicado conjunto. colega, Robert Habeck.
“O que precisamos é de uma limitação focada e funcional do SWIFT”, acrescentaram.
A Ucrânia pede que a Rússia seja expulsa do SWIFT, mas países da União Européia, como Alemanha e Hungria, até agora expressaram suas dúvidas por medo de que tal medida cause problemas no fornecimento de gás russo.
SWIFT, um acrônimo para a Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais, é uma rede de mensagens que permite liquidação interbancária rápida e segura entre instituições financeiras em todo o mundo.
De acordo com o site da associação nacional russa Rosswift, a Rússia é o segundo país depois dos Estados Unidos em número de usuários desse sistema, com cerca de 300 bancos e instituições membros.
Especificamente, esse sistema permite, por exemplo, que um país como a Alemanha pague eletronicamente suas compras de gás russo. *NTN24/AFP