Cerimônia em Porto Alegre marca os 77 anos da Tomada de Monte Castelo

Cerimônia em Porto Alegre marca os 77 anos da Tomada de Monte Castelo

Em um momento em que se teme uma nova grande guerra após a invasão de tropas russas à Ucrânia, veteranos da Segunda Guerra Mundial foram lembrados em cerimônia realizada pelo Comando Militar do Sul (CMS), nesta sexta-feira, em Porto Alegre. Alusivo aos 77 anos da operação exitosa da Força Expedicionária Brasileira (FEB), ocorrida em 21 de fevereiro de 1945, na Itália, o evento teve a participação de três pracinhas.

O tenente Oudinot Vilardino, 96, o tenente Luiz Alves de Souza, 98, e o capitão Elmo Diniz, 100, foram combatentes contra as forças alemãs.

“Completamos aniversário de mais um episódio de heroísmo e bravura. Monte Castelo foi, das nossas vitórias, a mais importante. Prestamos nosso reconhecimento a esses combatentes que honraram o Brasil lutando contra o nazifascismo”, disse o comandante militar do sul, general Valério Stumpf Trindade. O comandante também destacou a promoção para General de Brigada do coronel Marcelo Lorenzini Zucco. Ele deixa, no mês que vem, o comando do 3º Grupamento Logístico, assumindo a nova função na 1ª Brigada de Infantaria de Selva de Boa Vista, em Roraima.

O comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, encaminhou nota, lida durante a cerimônia. “Ao comemorarmos essa data, reverenciamos quase 25 mil brasileiros que lutaram contra ideologias totalitárias. Os pracinhas jamais serão esquecidos por sua luta pela democracia”, trazia o texto.

Na ocasião foi feita a entrega da Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes, contando com o veterano capitão Elmo Diniz, à cardiologista da Policlínica Militar de Porto Alegre, capitã Fernanda Dotta Duquia, ao assessor de Comunicação Social da 3ª Região Militar, tenente-coronel Alexandre Lins Mendes Lobo, e ao oficial de Operações da 3ª Região Militar, coronel Marcus Antônio Rodrigues Junior.

A honraria visa homenagear pessoas físicas e jurídicas, que tenham prestado significativos serviços à FEB, ou que venham a prestar relevantes serviços à Associação ou à classe por ela assistida. *Correio do Povo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: