OTAN condena invasão russa na Ucrânia

OTAN condena invasão russa na Ucrânia

O chefe da Otan, Jens Stoltenberg, condenou a invasão da Rússia, dizendo: “Apesar de nossas repetidas advertências e esforços incansáveis ​​para se engajar na diplomacia, a Rússia escolheu o caminho da agressão”. 

Ele também alertou Moscou que a aliança “fará tudo o que for preciso para proteger e defender” os membros da Otan. Ele convocou uma reunião de emergência dos embaixadores da Otan para “abordar a situação na Ucrânia e as consequências do ataque não provocado da Rússia”. A Ucrânia faz fronteira com vários membros da OTAN.

Ele chamou a invasão de “grave violação do direito internacional e uma séria ameaça à segurança euro-atlântica. Peço à Rússia que cesse sua ação militar imediatamente”.

Ao meio-dia de quinta-feira, a Otan anunciou que concordou em reforçar suas forças terrestres, marítimas e aéreas em seu flanco leste, perto da Ucrânia e da Rússia.

“Estamos enviando forças terrestres e aéreas defensivas adicionais para a parte leste da aliança, bem como ativos marítimos adicionais”, disseram embaixadores da Otan em comunicado conjunto. “Aumentamos a prontidão de nossas forças para responder a todas as contingências”, disse o comunicado.

Enquanto alguns dos 30 países membros da OTAN estão fornecendo armas, munições e outros equipamentos para a Ucrânia, a OTAN como organização não está. Não lançará nenhuma ação militar em apoio à Ucrânia, que é um parceiro próximo, mas não tem perspectiva de ingressar.

Líderes da União Europeia estão prontos para discutir novas e duras sanções à Rússia em uma reunião de emergência ainda nesta quinta-feira, em reação ao seu “ataque bárbaro” à Ucrânia, disseram autoridades do bloco de 27 países.

O chefe de relações exteriores da UE, Josep Borrell, disse: “Estas estão entre as horas mais sombrias da Europa desde a Segunda Guerra Mundial”. *Informações Israel Hayom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: