Japão anuncia imposição de sanções contra a Rússia

O primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, anunciou a imposição de sanções contra a Rússia devido ao reconhecimento unilateral pelo lado russo da independência de duas regiões no leste da Ucrânia.

Kishida se encontrou com repórteres nesta quarta-feira, depois de ter debatido a questão com o secretário-chefe e com o vice-chefe do gabinete.

O premiê afirmou que o Japão vai suspender a emissão de vistos, congelar ativos de indivíduos vinculados às regiões pró-Rússia, e impor proibição de comércio.

A emissão e a circulação de novos títulos públicos russos também serão proibidas no Japão.

O premiê japonês condenou as ações por parte da Rússia, afirmando que elas infringem a soberania e a integridade territorial da Ucrânia, além de violar o direito internacional.

Kishida instou o lado russo a retornar para o processo diplomático, acrescentando que o Japão continuará a monitorar de perto o aumento das tensões acerca da situação.

Também acrescentou que seu governo vai fazer o melhor possível para garantir a segurança de cidadãos japoneses na Ucrânia.

O primeiro-ministro ressaltou que se a situação se deteriorar ainda mais, o Japão precisará considerar de imediato aplicar medidas adicionais em coordenação com outras nações do Grupo dos Sete e a comunidade internacional. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: