O presidente americano, Joe Biden, anunciou na terça-feira que seu país vai continuar a prestar assistência em segurança à Ucrânia, e disse que os EUA vão redistribuir tropas na Europa para os três países bálticos, Estônia, Letônia e Lituânia, no extremo leste da Otan.
Um alto oficial de defesa dos EUA disse que isso inclui o reposicionamento de 800 soldados de infantaria na Itália e de 20 helicópteros de ataque na Alemanha para a região do Báltico nos próximos dias.
O oficial disse também que 12 helicópteros de ataque seriam enviados da Grécia para a Polônia, vizinha da Ucrânia, e até oito caças F-35 estacionados na Alemanha seriam transferidos para várias localidades na Europa oriental.
As três nações do Báltico têm expressado preocupação de que a situação da Ucrânia possa vir a afetar a segurança de seus respectivos países.
O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, assegurou aos países bálticos, durante visita à Europa na semana passada, que eles não estarão sozinhos se tiverem que enfrentar ameaças da Rússia à segurança. *NHK