Chefe da ONU pede moderação por parte da Rússia acerca da situação na Ucrânia

Chefe da ONU pede moderação por parte da Rússia acerca da situação na Ucrânia

O chefe da Organização das Nações Unidas instou a Rússia a exercer moderação em relação à Ucrânia, criticando o planejado deslocamento do que Moscou chama de forças de “manutenção da paz” na região leste ucraniana.

O secretário-geral António Guterres realizou uma coletiva de imprensa sobre a crise na Ucrânia. O discurso foi proferido na sede da ONU em Nova York, na terça-feira.

Guterres disse: “O mundo enfrenta a maior crise acerca da paz e da segurança global dos últimos anos”.

E acrescentou: “A decisão da Rússia em reconhecer a chamada ‘independência’ de determinadas áreas das regiões de Donetsk e de Luhansk é uma violação da integridade territorial e da soberania ucraniana”.

Também comentou sobre a movimentação russa de enviar o que Moscou chama de forças de “manutenção da paz” para o leste da Ucrânia. A este respeito, Guterres disse: “Quando tropas de um país adentram o território de outro sem consentimento, não se trata de forças imparciais de manutenção da paz”.

O chefe da ONU instou todas as partes envolvidas a “evitar ações ou declarações que possam levar esta situação perigosa a extrapolar o limite”.

Guterres afirmou: “Já é hora de retornar para o caminho do diálogo e de negociações”. E acrescentou: “Nossas portas estão abertas, e não vamos descansar na busca por uma solução pacífica”. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: