O chefe da Organização das Nações Unidas instou a Rússia a exercer moderação em relação à Ucrânia, criticando o planejado deslocamento do que Moscou chama de forças de “manutenção da paz” na região leste ucraniana.
O secretário-geral António Guterres realizou uma coletiva de imprensa sobre a crise na Ucrânia. O discurso foi proferido na sede da ONU em Nova York, na terça-feira.
Guterres disse: “O mundo enfrenta a maior crise acerca da paz e da segurança global dos últimos anos”.
E acrescentou: “A decisão da Rússia em reconhecer a chamada ‘independência’ de determinadas áreas das regiões de Donetsk e de Luhansk é uma violação da integridade territorial e da soberania ucraniana”.
Também comentou sobre a movimentação russa de enviar o que Moscou chama de forças de “manutenção da paz” para o leste da Ucrânia. A este respeito, Guterres disse: “Quando tropas de um país adentram o território de outro sem consentimento, não se trata de forças imparciais de manutenção da paz”.
O chefe da ONU instou todas as partes envolvidas a “evitar ações ou declarações que possam levar esta situação perigosa a extrapolar o limite”.
Guterres afirmou: “Já é hora de retornar para o caminho do diálogo e de negociações”. E acrescentou: “Nossas portas estão abertas, e não vamos descansar na busca por uma solução pacífica”. *NHK