Incêndios violentos na Argentina destruíram mais de 600.000 hectares de terra, matando animais e plantas, inclusive no protegido Parque Nacional Ibera, uma importante área úmida.
Bombeiros, policiais e voluntários estão combatendo 15 incêndios separados, que estão afetando a província de Corrientes, perto da fronteira com o Paraguai.
A seca e as altas temperaturas durante os meses de verão do hemisfério sul provocaram os incêndios – deixando seis por cento da província queimada.
“Nossas equipes não conseguem lidar. Temos aviões bombardeiros aquáticos, helicópteros, mas simplesmente não conseguimos lidar”, disse o comandante Daniel Bertorello, dos Bombeiros Voluntários da capital provincial, em entrevista por telefone.
O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina disse que mais altas temperaturas e falta de chuva são esperadas nos próximos dias.
Até agora, US$ 234 milhões foram perdidos em Corrientes, disse a Sociedade Rural Argentina. A área produz uma grande quantidade de produtos agrícolas.
“Estamos hipotecando 10 anos do nosso futuro por causa desta situação, porque todas as novas plantações morreram”, disse Orlando Stvass, que produz a erva-mate, um popular chá de ervas, ao canal de televisão argentino Telefe .
“Deixamos água para os macacos nas árvores e para os jacarés dois ou três mil litros por dia, quando não precisamos para apagar o fogo”, disse Andrea Boloqui, presidente da Câmara de Turismo de Corrientes. “O estuário está seco.” *i24News