Aliados da Otan questionam intenções russas acerca da Ucrânia

Ministros da Defesa de países integrantes da Otan se uniram a outras autoridades do Ocidente para questionar as intenções russas acerca da Ucrânia. Na quinta-feira, foi concluído um encontro de dois dias em Bruxelas.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, rejeitou as declarações russas de que tropas do país estariam se retirando da região. Disse que os ministros observaram tropas russas ainda mais próximas da fronteira com a Ucrânia e que teriam afiado sua prontidão no Mar Negro.

Separatistas apoiados pela Rússia e forças ucranianas têm aumentado ainda mais as tensões. Eles vêm trocando acusações a respeito de ocorrência de uma grande artilharia em linha de cessar-fogo no leste da Ucrânia.

Uma bomba atingiu um jardim de infância. Austin disse que os russos podem vir a fazer algo desse tipo para “justificar um conflito militar”.

O secretário-geral da Otan afirmou que os russos estão tentando “criar um pretexto” para um ataque. Mas acrescentou que os aliados da Otan ainda não têm certeza sobre as intenções da Rússia.

Líderes russos têm manifestado diversas vezes que se opõem à adesão da Ucrânia à Otan. Apesar disso, o secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, disse que a Ucrânia caminha nessa direção. E acrescentou que a aliança continua a ser “uma organização de portas abertas”. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: