Ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais dos países integrantes do Grupo dos 20 iniciaram nesta quinta-feira encontro de dois dias na capital da Indonésia, Jacarta.
A expectativa é de que discutam efeitos que terá sobre a economia global a inflação em alta crescente desencadeada pela crise de desabastecimento e por elevações nos preços do petróleo. Algumas das autoridades participam do encontro on-line por causa da pandemia do coronavírus. É provável que também tenham grande destaque na pauta de discussões casos da variante ômicron e o avanço nos esforços de vacinação.
No mês passado, o Fundo Monetário Internacional, citando desaceleração nos Estados Unidos e na China, previu que este ano o crescimento da economia global terá queda de 1,5 ponto percentual em relação a 2021, e ficará em 4,4%.
Além disso, os responsáveis por medidas financeiras estão para trocar pontos de vista sobre modos de coordenar esforços a fim de manter a economia dos seus países no caminho da recuperação.
Eles planejam a divulgação de comunicado conjunto para sexta-feira, ao fim do encontro. *NHK