EUA exortam Rússia a adotar medidas tangíveis para atenuar tensões na Ucrânia

O porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Ned Price, afirmou que, caso queira buscar o diálogo com o Ocidente, a Rússia deveria adotar medidas tangíveis para atenuar as tensões em relação à Ucrânia.

Price respondeu às declarações feitas pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, que sugeriu que as negociações com o Ocidente a respeito das preocupações de Moscou com a segurança deveriam ter continuidade. Os comentários de Lavrov ocorreram durante uma reunião televisada com o presidente russo Vladimir Putin na segunda-feira.

O porta-voz americano declarou a repórteres que, caso as declarações do chanceler russo “sejam seguidas de sinais concretos e tangíveis de atenuação, nós certamente poderíamos recebê-las de bom grado”. Ele acrescentou que “ainda não vimos isso”.

Já a vice-secretária principal de Imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, declarou à imprensa que os Estados Unidos têm visto novas forças russas chegando à fronteira com a Ucrânia diariamente, e que “uma invasão pode ocorrer a qualquer momento”.

Ela afirmou que não está claro qual caminho será adotado pela Rússia – diplomacia ou invasão militar – mas que “os Estados Unidos estão prontos para qualquer situação.” *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: