Taiwan condena parceria China-Rússia

Taiwan condenou no sábado a parceria “desprezível” sino-russa “sem limites” no início dos Jogos Olímpicos de Inverno, dizendo que a China estava envergonhando os jogos de Pequim.

Em uma reunião horas antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Inverno, os líderes chineses e russos se apoiaram nos impasses da Ucrânia e de Taiwan com a promessa de colaborar mais contra o Ocidente.

A Rússia expressou seu apoio à posição da China de que Taiwan é uma parte inalienável da China e que a ilha não deve ter independência. 

As falsas alegações da China de que a ilha faz parte do continente coincidem com o hábito do país de espalhar notícias falsas, disse o Ministério das Relações Exteriores de Taiwan.

“Isso não apenas aumenta o desgosto e aversão do povo taiwanês pela arrogância e intimidação do governo chinês, mas também mostra claramente a todos os países do mundo a face sinistra da agressão, expansionismo e danos à paz do regime comunista chinês”.

O ministério acrescentou que o governo chinês usou a cúpula russa para se engajar em uma expansão do autoritarismo, em um momento em que os olhos do mundo estavam voltados para as Olimpíadas.

“Isso é um insulto ao espírito pacífico incorporado pelos Anéis Olímpicos e será desprezado pelo povo de Taiwan e desprezado pelos países democráticos”.

Washington também criticou a reunião, dizendo que o presidente da China, Xi Jinping, deveria ter pressionado pelo alívio das tensões na Ucrânia.

Os Jogos Olímpicos de Inverno estão acontecendo em um momento de maior atrito entre Taipei e Pequim, com a China enviando regularmente navios e aeronaves militares para perto da ilha.  *i24News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: