O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse a líderes chineses esperar que a enviada de direitos humanos da organização possa realizar uma “visita com credibilidade” à Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no oeste do país.
Ele se encontrou com o presidente chinês, Xi Jinping, no sábado, após participar da cerimônia de abertura da Olimpíada de Inverno de Pequim no dia anterior.
Estados Unidos, Reino Unido e vários outros países não enviaram oficiais do governo aos jogos como parte de um boicote diplomático em reação a suspeitas de abusos contra os direitos humanos pelo governo chinês na região autônoma.
Um porta-voz da chancelaria chinesa afirmou no fim de janeiro que a China havia convidado a alta comissária para Direitos Humanos, Michelle Bachelet, a visitar o país. Segundo o governo chinês, ela seria bem-vinda em sua viagem a Xinjiang, cujo objetivo seria “promover o intercâmbio e a cooperação”.
Segundo a ONU, o comentário de Guterres reflete o desejo de que a visita não acabe sendo apenas uma mera formalidade. *NHK