ONU pede transparência da China para inspeção de direitos humanos

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse a líderes chineses esperar que a enviada de direitos humanos da organização possa realizar uma “visita com credibilidade” à Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no oeste do país.

Ele se encontrou com o presidente chinês, Xi Jinping, no sábado, após participar da cerimônia de abertura da Olimpíada de Inverno de Pequim no dia anterior.

Estados Unidos, Reino Unido e vários outros países não enviaram oficiais do governo aos jogos como parte de um boicote diplomático em reação a suspeitas de abusos contra os direitos humanos pelo governo chinês na região autônoma.

Um porta-voz da chancelaria chinesa afirmou no fim de janeiro que a China havia convidado a alta comissária para Direitos Humanos, Michelle Bachelet, a visitar o país. Segundo o governo chinês, ela seria bem-vinda em sua viagem a Xinjiang, cujo objetivo seria “promover o intercâmbio e a cooperação”.

Segundo a ONU, o comentário de Guterres reflete o desejo de que a visita não acabe sendo apenas uma mera formalidade. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: