O secretário-chefe do Gabinete do Japão, Matsuno Hirokazu, afirmou que a Coreia do Norte lançou um míssil balístico rumo à direção leste na manhã de domingo. Trata-se do sétimo lançamento realizado por Pyongyang até o momento em 2022.
Matsuno disse, “Se o míssil estava em uma trajetória balística normal, a estimativa é de que tenha voado cerca de 800 quilômetros, com uma altitude máxima por volta de 2.000 quilômetros, por cerca de 30 minutos. Também acredita-se que a queda tenha ocorrido fora da zona econômica exclusiva japonesa, ao largo da costa do Mar do Japão”.
Matsuno também disse que o governo japonês estabeleceu uma força-tarefa de emergência para coletar informações.
Ele disse que, até o momento, não há nenhum registro de danos.
Os militares sul-coreanos também anunciaram o disparo de um projétil pela Coreia do Norte, o qual acreditam se tratar de um míssil balístico.
Segundo a Coreia do Sul, o lançamento ocorreu a partir da província de Jagang e na direção do Mar do Japão. As forças sul-coreanas estão realizando uma análise detalhada em conjunto com os militares americanos.
A Coreia do Norte já disparou mísseis múltiplas vezes este mês. Na sexta-feira, Pyongyang declarou ter conduzido testes de lançamento de mísseis de cruzeiro de longo alcance na terça-feira, e de “mísseis guiados tacticamente” na quinta-feira.
O país também lançou nos dias 5 e 11 de janeiro o que acredita-se tenham sido mísseis hipersônicos. *NHK