Rússia volta a prender Testemunhas de Jeová por “extremismo”

Rússia volta a prender Testemunhas de Jeová por “extremismo”

Uma recente onda de sentenças contra Testemunhas de Jeová  gerou preocupação entre os defensores dos direitos humanos de que o governo continue sua repressão anterior contra a denominação. Após terem sua fé rotulada “extremista”, mais de 80 Testemunhas de Jeová estão em confinamento na Rússia, alguns aguardando julgamento e outros presos.

“A USCIRF esperava que a decisão de 2021 da Suprema Corte russa que barrar a acusação da oração do grupo Testemunha de Jeová sinalizava uma mudança na política oficial em relação ao grupo, mas isso claramente não é o caso”, disse o comissário da Comissão de Liberdade Religiosa Internacional dos EUA, Khizr Khan.

Na quinta-feira (20), um tribunal em Seversk condenou Yevgeniy Korotun, uma testemunha de Jeová que estava detida desde julho de 2020, a sete anos e Andrey Kolesnichenko a quatro, um dia depois que Aleksey Yershov, um antigo membro do grupo, foi condenado a três anos.

Na Rússia, a condenação de uma acusação envolvendo “lesão corporal grave” tem uma pena máxima de oito anos de prisão, enquanto sequestro tem um máximo de cinco anos e uma condenação por estupro leva a uma pena de três a seis anos.

Segundo as Testemunhas de Jeová, Korotun foi acusado com base em gravações escondidas dele conversando sobre a Bíblia, e Kolesnichenko foi gravado por alguém que agiu interessado na Bíblia, no entanto entregou a gravação às autoridades.

De acordo com Religion News Service, Yershov, também acusado com base em gravações, foi acusado de atividades “extremistas”, que incluíram orar, cantar músicas religiosas e participar de cultos.

“Esse é o maior número de Testemunhas de Jeová atrás das grades desde que a Suprema Corte russa baniu como ‘extremista’ toda a organização Testemunha de Jeová na Rússia”, disse Rachel Denber, vice-diretora da Divisão Europa e Ásia Central da Human Rights Watch. *Gospel Prime

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: