O Estado venezuelano será avaliado nesta terça-feira na Revisão Periódica Universal da Organização das Nações Unidas , instância que permite examinar o respeito aos direitos humanos dos países membros da organização. 

A Venezuela já foi avaliada nesse mecanismo em 2011 e 2016, onde o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), a UNESCO, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e organizações da sociedade civil exortaram o regime a respeitar a garantias universais assinadas pela Venezuela em diversos tratados e acordos.

Nesse sentido, o Estado deve responder às indicações feitas e pode comprometer-se a acatar as recomendações, acatá-las parcialmente ou simplesmente rejeitá-las, explicou o advogado Carlos Lusverti ao portal Contrapunto. 

Aspectos como execuções extrajudiciais, tortura, censura, limitações aos direitos civis, acesso à saúde e alimentação serão avaliados na sessão. 

Além das violações do DD. HH., A situação dos migrantes venezuelanos e a falta de independência dos poderes serão examinadas no exame. *NTN24

Publicidade