China apresenta queixa contra cúpula entre premiê do Japão e presidente dos EUA

A China criticou veementemente uma recente reunião de cúpula realizada online entre o primeiro-ministro do Japão e o presidente dos Estados Unidos, na qual os líderes discutiram questões sobre direitos humanos em território chinês.

Durante entrevista coletiva, na segunda-feira, o porta-voz da chancelaria chinesa, Zhao Lijian, disse que a China havia protestado oficialmente junto aos governos dos Estados Unidos e do Japão. Zhao criticou os líderes dos dois países, alegando que eles teriam mais uma vez atacado e caluniado injustamente a China e interferido violentamente em assuntos internos de seu país. O porta-voz disse que Pequim “condena e rejeita isso, e apresentou solene representação diplomática junto aos dois países.”

A reunião virtual foi realizada na sexta-feira entre o primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Ambos manifestaram oposição a tentativas unilaterais de mudar o status quo nos Mares da China Oriental e Meridional, além de qualquer coerção econômica, aparentemente referindo-se à Pequim.

Eles também compartilharam preocupações sérias sobre a situação em Hong Kong e sobre questões de direitos humanos na Região Autônoma de Xinjiang Uygur. Os dois líderes salientaram ainda a importância da paz e da estabilidade no Estreito de Taiwan e incentivado a solução pacífica de questões na região.

Kishida e Biden concordaram que vão coordenar de forma próxima a maneira de lidar com várias questões relacionadas à China. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: