Quase um mês após o lançamento, o Telescópio Espacial James Webb (JWST) disparou seus propulsores e atingiu seu destino orbital a cerca de um milhão de milhas de distância do nosso planeta, anunciou a NASA nesta segunda-feira (24).

Por volta das 14h, horário do leste, o observatório disparou seus propulsores por cinco minutos para alcançar o chamado segundo ponto de Lagrange, ou L2, onde terá uma visão ampla do cosmos.

“Webb, bem-vindo a casa!” disse o administrador da NASA, Bill Nelson, em um comunicado, acrescentando: “Estamos um passo mais perto de descobrir os mistérios do universo”.

O JWST é o telescópio de ciência espacial mais poderoso já construído.

As mentes por trás do dispositivo esperam que ele forneça novos insights sobre fenômenos galácticos com imagens de luz infravermelha de alta resolução do espaço distante.

O gerente do projeto JWST, Bill Ochs , do Goddard Space Flight Center da NASA, elogiou o marco da missão como uma grande vitória para a equipe.

“Durante o mês passado, o JWST alcançou um sucesso incrível e é uma homenagem a todas as pessoas que passaram muitos anos e até décadas para garantir o sucesso da missão”, disse Ochs em uma atualização do blog da NASA.

“Estamos agora à beira de alinhar os espelhos, ativação e comissionamento de instrumentos e o início de descobertas maravilhosas e surpreendentes”, continuou ele. *i24News

Publicidade