Igreja bizantina restaurada reabre em Gaza

Os restos de uma igreja bizantina do século V foram revelados em Gaza na segunda-feira após um projeto de restauração de três anos, com os governantes islâmicos do Hamas da faixa divulgando um abraço de seus “irmãos cristãos”.

Os restos de uma igreja e mosteiro foram descobertos pela primeira vez em Jabalia, uma cidade no norte de Gaza, em 1997, em uma área de aproximadamente 957 metros quadrados. 

O piso da igreja é adornado com o que as autoridades do Hamas descreveram como mosaicos “raros”, incluindo representações de animais, cenas de caça e palmeiras. 

Os visitantes agora podem contemplar os mosaicos de passarelas de madeira recém-construídas.

O Ministério do Turismo de Gaza disse que as paredes originais da igreja foram adornadas com textos religiosos escritos em grego antigo que datam da era do imperador Teodósio II, que governou Bizâncio de 408 a 450.

Em uma cerimônia que marcou a reabertura do local, o clérigo cristão mais antigo de Gaza, o arcebispo Alexios de Tiberíades, lembrou a longa história do cristianismo no território costeiro, observando que “o monasticismo começou na faixa de Gaza no ano 280”.

Mas o número de cristãos em Gaza vem diminuindo há anos, muitos deles emigraram, principalmente depois que o movimento islâmico Hamas tomou o poder em 2007.

De acordo com oficiais da igreja local, apenas cerca de 1.000 cristãos permanecem no enclave, em comparação com 7.000 antes de 2007.

Issam al-Daalis, que chefia o departamento de obras do governo em Gaza, disse que a restauração do local foi um exemplo do “abraçar” do Hamas com seus “irmãos cristãos em Gaza”.

A restauração foi realizada pela organização francesa Premiere Urgence Internationale ao custo de quase US $ 250.000. O British Council também apoiou o trabalho. *i24Neews

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: