Uma agência de inteligência da Coreia do Sul disse que há possibilidade de que a Coreia do Norte dispare um míssil balístico intercontinental, sob o pretexto de que irá efetuar o lançamento de um satélite.
Um representante do Serviço Nacional de Inteligência (NIS, na sigla em inglês) fez o comentário a um comitê do Parlamento na sexta-feira.
Um legislador que participou da reunião afirmou, mencionando o serviço de inteligência, que Pyongyang irá provavelmente considerar novas maneiras de aumentar tensões, sob a suposição de que confronto com os Estados Unidos vai continuar.
A agência de inteligência teria dito que a Coreia do Norte poderá lançar um míssil balístico intercontinental a partir de Tongchang-ri, no noroeste do país, descrevendo-o como o lançamento de um satélite.
Em 2012 e em 2016, Pyongyang disparou o que se acredita ser mísseis balísticos de longo alcance a partir do centro de lançamento de satélites Sohae, em Tongchang-ri. O governo norte-coreano declarou, na ocasião, que tinha lançado satélites de observação terrestre.
O NIS teria dito que, até agora, nenhuma anormalidade foi registrada em Tongchang-ri, e que Seul planeja continuar acompanhando de perto em cooperação com outros países. *NHK