Reino Unido diz que ‘é hora do mundo livre se manter firme’

Reino Unido diz que ‘é hora do mundo livre se manter firme’

O Reino Unido pediu que a Grã-Bretanha e seus parceiros se unam contra as crescentes ameaças globais representadas por ditadores em todo o mundo.

Ao fazer comentários na Austrália, a secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, exortou o “mundo livre” a “enfrentar os agressores globais” que “estão encorajados de uma maneira que não vimos desde a Guerra Fria”.

Ela se manifestou contra os governos da Rússia e da China, argumentando que eles visam contribuir para a disseminação de sistemas autocráticos no exterior.

“Eles procuram exportar a ditadura como um serviço para todo o mundo”, disse o funcionário.

“É por isso que regimes como Bielorrússia, Coreia do Norte e Mianmar encontram seus aliados mais próximos em Moscou e Pequim.”

Na sexta-feira, Truss pediu ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, que “desista e se afaste da Ucrânia antes que ele cometa um grande erro estratégico”, acrescentando que “a invasão só levará a um terrível atoleiro e perda de vidas, como sabemos da União Soviética. Guerra afegã e conflito na Chechênia”.

Truss também explicou que a “coerção econômica” imposta à Austrália pela China foi “um dos alertas” para Londres sobre as maneiras pelas quais Pequim busca exercer sua influência sobre outros estados por meio de meios financeiros.

A China – que estabeleceu sanções comerciais contra a Austrália depois que Canberra solicitou uma investigação sobre a origem do Covid – contesta essas acusações.

“É hora de o mundo livre se posicionar”, enfatizou Truss. *i24Neews

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: