Peru declara emergência ambiental por causa de vazamento de petróleo

Peru declara emergência ambiental por causa de vazamento de petróleo

O presidente do Peru, Pedro Castillo, declarou emergência ambiental por causa de um enorme vazamento de petróleo em uma refinaria, que está causando sérios danos à vida marinha ao largo do litoral nas proximidades da capital Lima.

A grande erupção vulcânica submarina, ocorrida perto de Tonga em 15 de janeiro, provocou altas ondas que chegaram ao Peru, localizado a uma distância de cerca de 10 mil quilômetros. O óleo vazou de um petroleiro, que foi atingido por ondas durante a operação de descarregamento em uma refinaria nas proximidades de Lima.

O governo peruano estima que 6 mil barris de petróleo bruto tenham poluído uma área de aproximadamente 3 quilômetros quadrados.

Estão sendo encontradas aves e focas mortas e cobertas de óleo. Grupos ambientalistas estão em busca de animais para resgatá-los.

O presidente do Peru afirmou, na quinta-feira, que se trata do desastre ecológico mais preocupante ocorrido no litoral do país nos últimos anos. O governo planeja exigir indenização da companhia espanhola que opera a refinaria.

Contudo, autoridades peruanas vêm sendo criticadas por não emitirem um alerta de tsunami no momento em que aconteceu a erupção. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: