Pelo menos um morto e cinco feridos após ataque em Arauca

Pelo menos um morto e cinco feridos após ataque em Arauca

Um morto e cinco feridos foram registrados até o momento após a explosão de um carro-bomba na noite desta quarta-feira, 19 de janeiro, em Saravena, Arauca.

Segundo as autoridades, o ataque foi realizado na sede das organizações sociais do Centro-Leste, onde estava sendo desenvolvida uma escola de Direitos Humanos.

A Associação Nacional Camponesa José Antonio Galán Zorro destacou que os fatos ocorreram “apesar da militarização, pois fica a 2 quarteirões da rede de segurança policial”, segundo o jornal El Colombiano.

imagem referencial

Foto: cortesia (@centrooriente_)

Da mesma forma, indicaram que o incidente ocorreu depois que “Antonio Medina”, líder dos dissidentes da 28ª frente das FARC, enviou um áudio que ameaçava líderes sociais e presidentes de conselhos de ação comunitária.

Conforme explicado pela mídia colombiana, o áudio vazou em uma conversa entre dois ilegais, o áudio diz que “a ideia é explodir esses negócios (…)” e indica como objetivos militares “os de asojuntas, presidentes de conselhos e os líderes”.

Por outro lado, a equipe DD. H H. do Congresso dos Povos publicou uma declaração afirmando:

“Graças à prevenção e alerta em que o movimento se comprometeu devido à grave situação que se apresenta desde os primeiros dias de janeiro, o acesso pela rua onde se encontra a sede foi bloqueado para impedir o estacionamento de veículos. impediu que os indivíduos que saíram da van com explosivos a detonassem bem em frente ao quartel-general.”

Por sua vez, o presidente Iván Duque rejeitou este terrível evento no Twitter: “O miserável ataque terrorista com um carro-bomba em Saravena, Arauca, é um ataque que todos os colombianos rejeitam. Nossa força pública continuará fortalecendo o controle territorial na área a encurralar esses grupos armados e garantir a segurança da população”. *Informações NTN24

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: